Projetos

Empresas Eficientes Empresas Eficientes
Neste programa de eficiência para pousadas e pequenos empreendimentos será montado um kit de melhores práticas. Os responsáveis serão informados em eventos locais e motivados a colocar os conceitos em prática. Consultores locais de energia serão formados e visitarão estes empreendimentos. Bon Exemplo: Mercado de Agulhão em Taipu de Dentro.
Ficha de Dados para Supermercados / Ficha de Dados para Pousadas / Resultados do Levantamento Energético





Pousadas de Sol
As pousadas serão incentivadas a instalar painéis solares em telhados indicados para isso e geradores eólicos. Os consultores formados podem ser solicitados na fase de realização. Até agora duas pousadas e um supermercado realizaram projetos fotovoltáicos. Mais projetos serão realizados no ano 2018.

As seguintes empresas produzem eletricidade solar:
Nome Lugar Início da produção Produção mensual
Pousada Encanto da Lua
http://www.pousadaencantodalua.com.br
Taipu da fora 2016 4.000 kWh
Pousada Lagoa do Cassange
http://www.lagoadocassange.com.br
Cassange 2018  
Mercadinho de Agulhão Taipu de dentro 2018  

Leiam as experiências do dono da Pousada Encanto da Lua: Cartilha Pousada Encanto da Lua

Mais Informações:
Ficha de Dados para Pousadas / Resultados do Levantamento Energético /



 
Energia do lixo Energia do lixo
Um conceito para um melhor aproveitamento de resíduos, incluindo o aproveitamento das partes orgânicas, será elaborado junto com os atores já trabalhando neste assunto.
Lanchas do Sol Lanchas do Sol
Elaboração de conceito para a organização de um sistema de lanchas elétricas e de postos de abastecimento para energia solar na baía de Camamú. Será também avaliada a combinação com bicicletas e motos elétricas em terra.
O próximo projeto:  a renovação dum catamarã com energia solar (placas fotovoltáicas e motores elétricos).

Escola MarAmar
Além da escola já existente em Barra Grande (1° ao 5° ano) uma nova escola (6° ao 9° ano) e um novo jardim de infância estão construindo próximas à Lagoa de Cassange numa área totalmente natural em torno de 20 hectares. Os promotores pretendem realizar este projeto como um projeto–piloto e assim demonstrar, com a construção do novo prédio, o que hoje é tecnicamente viável e razoável para esta região, por meio do uso de energias renováveis, do uso múltiplo dos recursos disponíveis no local, medidas estruturais e técnicas para o resfriamento natural etc.. Uma instalação fotovoltáica será realizado nos grandes telhados. No Abril 2018 os primeiras classes puderam mudar para os novos prédios. Vejam o projeto.