Região

O município de Maraú com sua península está localizado no estado da Bahia, no Nordeste do Brasil, a cerca de 480 km de sua capital Salvador e a 150 km de Ilhéus. Além da cidade antiga de Salvador (patrimônio mundial da UNESCO), Maraú está próximo de outras importantes atrações turísticas brasileiras, como o Morro de São Paulo e Itacaré.

O ponto turístico principal de Maraú é a vila de Barra Grande, que dispõe de uma infraestrutura turística bem desenvolvida. A península é uma Área da Proteção Ambiental (APA), integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, possuindo assim diversas leis específicas de preservação, tornando a exploração dos recursos naturais proibida, e trazendo ao desenvolvimento econômico a necessidade do respeito às considerações ecológicas e sociais.
 
O município de Maraú abrange uma área de quase 824 km2. Dos seus mais de 19.000 habitantes, 80% fazem parte da população rural e vivem em diversos pequenos povoados. Barra Grande é o maior, possuindo cerca de 2.000 habitantes.
 
A Península dispõe, com seus diversos ecossistemas, as suas grandes lagoas, as suas praias paradisíacas e a sua baía charmosa, de um potencial turístico extraordinário, já aparecendo como destino turístico nas ofertas de grandes agências de viagem. Até agora foi possível seguir o conceito do turismo sustentável, porém, com o fluxo de visitantes aumentando muito, durante a alta estação a população na península praticamente dobra em comparação ao resto do ano. Porém, este desenvolvimento obviamente traz consequências no uso dos recursos energéticos. O gasto em eletricidade, por exemplo, praticamente sextuplicou ao longo dos últimos 20 anos e está muito acima da média do estado da Bahia.